terça-feira, 22 de maio de 2012

GPS Contra Multas - Conhecimento Aqui

Chega ao mercado mais um aparelho que funciona por GPS. Calma, não é outro modelo de navegador, desses que servem como guia de ruas eletrônico. Recém-lançado pela Ubibrás, o Co-Piloto fornece por viva-voz 25 informações diferentes - entre elas, limites de velocidade das vias e localização de semáforos e cruzamentos críticos, estreitamento de pista, lombadas (eletrônicas ou não), pontos de neblina, viadutos, túneis, faixas exclusivas de ônibus, pedágios, postos policiais, postos de serviço. Os dados valem para todo o estado de São Paulo e foram coletados durante um ano por quatro equipes de dez monitores cada.
Para usar o equipamento, é preciso conectá-lo ao acendedor e afixá-lo sobre o painel. Com o carro em movimento, ele pode mostrar num visor velocidade real, altitude ou pontos cardeais. Quando parado, exibe data e hora. O equipamento, que custa 899 reais, funcionou muito bem durante a maior parte do nosso teste, sobretudo na função de auxiliar o motorista a evitar multas por desconhecer uma região.



 Em uma rodovia em que há mudança do limite de velocidade, por se aproximar de um trecho urbano, por exemplo, ele dá o alerta cerca de 300 metros antes. Mas o equipamento não é imune a algumas confusões. Quando se entra em uma rua por uma das suas extremidades, o aparelho avisa qual é o limite de velocidade. No entanto, se ingressar nela por uma rua transversal, não é sempre que o aparelho faz o alerta.
Além disso, ele provocou uma situação que pode gerar confusão. Quando entramos na pista local da marginal Pinheiros (onde o limite é 70 km/h), o Co-Piloto indicou que a velocidade máxima na pista expressa era de 90 km/h. Motoristas distraídos ou que não conhecem o local podem achar que aquela é a pista expressa, deixando-o sujeito a uma multa de radar móvel - uma vez que os fixos estão mapeados. Outra falha foi que, em ruas secundárias, as lombadas comuns não estavam registradas no banco de dados. Esses foram os únicos deslizes do aparelho, que ao ligar pede ao motorista que coloque o cinto de segurança. Aliás, no caso de sobreposição de informações, o alerta de segurança será a prioridade. Não é à toa que mesmo antes de curvas nem tão complicadas ele diz: "Atenção! Curva perigosa adiante".
O usuário tem a opção de incluir pontos específicos que ele considerar importantes. Opcionalmente, o usuário poderá contratar por 50 reais por semestre uma assinatura que dará direito a atualizações quinzenais das informações, por meio de downloads pela internet. Nos primeiros seis meses, elas são gratuitas.

Cumpre o que promete?Em termos
Ele indicou sempre a localização de radares fixos, lombadas eletrônicas ou possíveis pontos de perigo. Mas, ao entrar numa nova via, dependendo da altura da rua, ele não avisa o limite de velocidade. Na via local da marginal do Tietê (onde o limite é de 70 km/h), ele se limitou a dizer que o limite na expressa é de 90 km/h.
Onde encontrar:Ubibrás: 0800-7745511

Fonte: Quatro Rodas

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